CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND fa club dulce maria »

sábado, 11 de julho de 2009

Livro que conta a história de Irmã Dulce é lançado no Recife

á está nas livrarias mais um livro que conta a história de Irmã Dulce, religiosa que realizou vários trabalhos sociais na Bahia e dedicou sua vida a minimizar os problemas de milhares de pessoas pobres e doentes. O livro "O Passo no Compasso de Irmã Dulce" foi escrito pela Irmã Querubina, membro da Congregação de Irmãs Missionárias da Imaculada Mãe de Deus e lançado semana passada em Recife. Irmã Querubina e Irmã Dulce pertencem à mesma congregação religiosa e conviveram durante 20 anos.


O livro conta a história de vida da venerável Irmã Dulce, que fundou e dirigiu por mais de 40 anos a OSID - Obras Sociais Irmã Dulce, em Salvador. Ela morreu em 1992, aos 78 anos e em janeiro deste ano foi reconhecida pelo papa Bento XVI como venerável, importante passo para canonização como santa da igreja católica.


Irmã Querubina teve a idéia de escrever o livro quando juntava documentos para anexar ao processo de Irmã Dulce, que estava sendo analisado pelo Vaticano. "Eu era provincial na congregação e tinha que responder sobre a santidade de Irmã Dulce, porque Roma pediu", conta. "Fui para Salvador, respondi um questionário imenso. Quando terminei, vi que já tinha escrito quase um tratado. Depois, incentivada pela diretoria das Obras Sociais Irmã Dulce, transformei as respostas as respostas em um livro".


Outras publicações - A vida do Anjo Bom já foi contada por outros escritores, um deles a sobrinha Maria Rita Pontes, que hoje é a superintendente das Obras Sociais Irmã Dulce. Lançado em 1983, o livro Irmã Dulce dos Pobres já está na 16ª edição.


O público jovem também foi contemplado com o livro Irmã Dulce, da escritora baiana Mabel Velloso. Em linguagem fluida, um visual atraente e uma história apaixonante, Mabel conta a vida do Anjo Bom no volume Irmã Dulce da coleção A Luta de Cada Um,da editora Callis, que traz biografias de brasileiros notáveis que enfrentaram desafios para tornar o mundo melhor.


A biografia oficial da freira, Irmã Dulce - O Anjo Bom da Bahia, escrita pelo teólogo, biógrafo de santos e consultor da Congregação para a Causa dos Santos do Vaticano, Gaetano Passareli, foi lançada pela Editora Record em de 2002. A vida de Irmã Dulce, seu devotamento aos pobres, a potência de sua fé e os caminhos que a levaram a erguer uma obra missionária, estão descritos no livro, que é o relato de uma vida na qual o biógrafo enxerga a presença da centelha da iluminação e o reflexo da divindade, marca daqueles que dedicaram sua vida a servir a Deus.


Em 2006, jornalista e escritora Márcia Gimenez lançou " Irmã Dulce", livro de 32 páginas, editado pela Editora Salesianas.


Em 2007, a Associação Obras Sociais Irmã Dulce lançou um resumo da vida e obra de Irmã Dulce, o "Anjo Bom do Brasil", no sistema Braille. A produção do livro ficou a cargo do Memorial Irmã Dulce e a edição é do Instituto de Cegos da Bahia. Patrocinado pelo Banco do Nordeste do Brasil através do Programa BNB de Cultura, o livro traz a biografia reduzida da freira baiana.


A Record lançou também em 2002 o livro Sementes de Amor - A Sabedoria de Irmã Dulce em 85 Pensamentos.


Existem, ainda, dez textos em escritos de cordel e uma revista em quadrinhos, iniciativa de devotos cearenses falando sobre a vida e obra de Irmã Dulce.

0 comentários: